Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Limpar os dejetos do seu próprio cão é cuidar do local em que se vive e praticar o respeito com a coletividade

Publicado por Roberto F. de Macedo
há 8 anos

Limpar os dejetos do seu prprio co cuidar do local em que se vive e praticar o respeito com a coletividade

Estudos realizados pela Comissão para Animais de Companhia (Comac) e pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindam) concluíram que 56% dos lares da cidade de Porto Alegre têm animais de estimação.

Desta feita, moradores do bairro Santana, zona leste da capital, cansados de serem ignorados pelos donos de cães, decidiram passar um recado aos próprios animais: "Prezado cachorro, contamos com a sua colaboração, já que não podemos contar com a colaboração do (a) seu (sua) dono (a)!", diz o bilhete.

A ironia foi a arma escolhida pelo síndico de um prédio nas imediações contra o que classifica de falta de bom senso: — Eu tenho cachorro e ele não é um ser racional como nós. O cão não tem culpa, e sim o dono. Foi um ato extremo, um último apelo — afirma Ricardo Portela, 43 anos, técnico de enfermagem e síndico do prédio há quatro anos.

De acordo com o cidadão, foram feitos inúmeros apelos verbais às pessoas que costumam passear com seus cães pela rua, porém, nada surtia efeito. Depois da colocação dos cartazes, os resultados já puderam ser percebidos: — A medida funcionou, acho que as pessoas ficaram com vergonha — diz o síndico. — Desde que eles foram colocados, a situação melhorou bastante. Antes, as plantas (dos canteiros) não sobreviviam. Agora estão bonitas — completa o aposentado Nei Fagundes Machado, 79 anos, morador da região há 25 anos.

A Lei Complementar municipal nº 694/2012, em seu artigo 47 determina que - "O recolhimento de dejetos de animal em logradouros e demais espaços públicos é responsabilidade de seu respectivo guardião ou condutor."

Limpar os dejetos do seu próprio cão é cuidar do local em que se vive e praticar o respeito com a coletividade.

Fonte: ONG Bicho de Rua

  • Sobre o autorAdvogado, Pesquisador e Entusiasta do Direito
  • Publicações248
  • Seguidores233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1609
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/limpar-os-dejetos-do-seu-proprio-cao-e-cuidar-do-local-em-que-se-vive-e-praticar-o-respeito-com-a-coletividade/382816058

Informações relacionadas

Lauro Chamma Correia, Operador de Direito
Notíciashá 8 anos

Cachorros em apartamento: saiba tudo sobre seus direitos e deveres

Ana Zan Mosca, Advogado
Artigoshá 3 anos

Contrato de agenciamento artístico.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A falta de respeito muitas vezes vem da ignorância (sempre a mesma ignorância...) enraizada, cultural, sistêmica e aparentemente perpétua.
Não fazem porque não entendem que devem fazer.
Eu moro em um condomínio de chácaras, com muito verde, local maravilhoso onde a natureza marca presença significativa, e assim como eu, meus vizinhos.
Não tem uma única semana que não deparo com estes mesmos vizinhos (não todos) soltando seus cachorros na rua para que façam suas necessidades e assim, não tenham eles, o vizinhos, que limpar o seu espaço.
Eles adoram sujar o meu gramado e eu odeio ter que limpar a sujeita provocada pela ignorância alheia.
Os cães não tem culpa, a presidência do condomínio se mostra incompetente para resolver e tenho evitado chamar à atenção esses vizinhos, porque eu me sinto envergonhado com tanta desfaçatez.
Adorei a placa. Acho que vou adotar. continuar lendo