Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Função Institucional do STF

Publicado por Roberto F. de Macedo
há 9 anos

O Supremo Tribunal Federal é o órgão de cúpula do Poder Judiciário, e a ele compete, precipuamente, a guarda da Constituição, conforme definido no artigo 102 da Constituição Federal.

O Supremo Tribunal Federal é composto por onze Ministros, brasileiros natos (art. 12, § 3º, IV, da CF/88), escolhidos dentre cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada (art. 101 da CF/88), e nomeados pelo Presidente da República, após aprovação da escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

O Presidente do Supremo Tribunal Federal é também o Presidente do Conselho Nacional de Justiça (art. 103-B, inciso I, da CF/88, com a redação dada pela EC nº 61/2009).

O Tribunal indica três de seus Ministros para compor o Tribunal Superior Eleitoral (art. 119, I, a, da CF/88).

Entre suas principais atribuições está a de julgar a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal, a argüição de descumprimento de preceito fundamental decorrente da própria Constituição e a extradição solicitada por Estado estrangeiro.

Na área penal, destaca-se a competência para julgar, nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República, entre outros.

Em grau de recurso, sobressaem-se as atribuições de julgar, em recurso ordinário, o habeas corpus, o mandado de segurança, o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão, e, em recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida contrariar dispositivo da Constituição.

A partir da Emenda Constitucional n. 45/2004, foi introduzida a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal aprovar, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, súmula com efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal (art. 103-A da CF/88).

O Plenário, as Turmas e o Presidente são os órgãos do Tribunal (art. 3º do RISTF/80). O Presidente e o Vice-Presidente são eleitos pelo Plenário do Tribunal, dentre os Ministros, e têm mandato de dois anos. Cada uma das duas Turmas é constituída por cinco Ministros e presidida pelo mais antigo dentre seus membros, por um período de um ano, vedada a recondução, até que todos os seus integrantes hajam exercido a Presidência, observada a ordem decrescente de antiguidade (art. 4º, § 1º, do RISTF/80 - atualizado com a introdução da Emenda Regimental n. 25/08).

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=sobreStfConhecaStfInstitucional

  • Sobre o autorAdvogado, Pesquisador e Entusiasta do Direito
  • Publicações248
  • Seguidores233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37516
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/funcao-institucional-do-stf/157523901

Informações relacionadas

Carlos De Corrêa Barbosa, Advogado
Artigoshá 5 anos

Afinal, para que serve o Conselho Nacional de Justiça?

Renato Almeida, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

O Supremo Tribunal Federal, origem histórica, seu papel na constituição Federal e sua atuação Política

Benigno Núñez Novo, Advogado
Artigosmês passado

As justiças especializadas

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 13 anos

Quais as características essenciais da federação brasileira? - Denise Cristina Mantovani Cera

Juciene Souza Ribeiro, Advogado
Artigoshá 10 anos

Mentalidade encarceradora e presos inocentes

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Alguém poderia me explicar os motivos pelo qual o atual presidente ainda não mudou todos esses atuais ministros do STF? Qual o impedimento? continuar lendo

Cara Sandra,

O Presidente da República não possui autoridade sobre o STF. O Judiciário é um poder independente assim como o Legislativo. continuar lendo

É isso que o Anderson falou mesmo, deve-se respeitar a independência e harmonia entre os poderes. O princípio é de independência e harmonia no sentido de que cada Poder tem a sua esfera de atuação preponderante, sem que possa ingressar na esfera de atuação preponderante de outro Poder. Ademais, via de regra, os Ministros do STF só saem quando se aposentam compulsoriamente, ou seja, com 75 anos. continuar lendo

O STF, em harmonia com a sua função institucional, pode mandar prender cidadãos, sobretudo por ato de um único ministro continuar lendo