Oito serviços bancários que são gratuitos para o cliente
Abertura de conta corrente – Cliente tem que receber antes uma cópia do contrato, que deve ser lido com atenção antes de assinar. Valores de tarifas – Os bancos têm liberada para fixar valor de tarifa. Mas o reajuste não pode ocorrer em período menor que 12 meses. A data conta a partir da assinatura do contrato, abertura da conta corrente ou contratação de um determinado serviço. Problemas com a conta – Se houver problemas na conta, como uma cobrança indevida, o consumidor deve registrar reclamação nos serviços de atendimento ou ouvidoria do banco. O problema tem que ser resolvido em até cinco dias. Se não for, o cliente deve procurar Procon e Banco Central. Serviços bancários sem cobrança de taxas – No mínimo, oito serviços bancários são gratuitos:
1 – Conta corrente: é possível fazer até quatro saques por mês de forma gratuita, sem pagar tarifa.
2 – Extrato: o consumidor pode emitir até dois extratos com a movimentação do mês e o extrato anual com todas as tarifas cobradas no ano anterior.
3 – Internet banking: consulta de saldo sem limite.
4 – Transferências: nos serviços básicos é possível fazer até duas transferências no mês para contas do mesmo banco, seja no guichê, no caixa eletrônico ou pela internet.
5 - Cheque: o cliente tem direito de até 10 folhas de cheque por mês.
6 - Cheque II: a compensação é gratuita.
7 - Cartão de débito: a segunda via é gratuita desde que não tenha sido pedida pelo cliente.
8 - Extrato consolidado: o documento detalha, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior. O documento deve ser enviado até 28 de fevereiro de cada ano.
Para consulta completa, acessar o seguinte endereço do Banco Central do Brasil
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