Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Brasil fica no último lugar em ranking que avalia retorno social de impostos

Publicado por Roberto F. de Macedo
há 9 anos

Até o dia 31 de maio o brasileiro trabalhou na média apenas para pagar impostos. Foram cinco meses... E qual é o retorno? A gente sabe que é pouco, mas tem um cálculo que transforma essa sensação em número... E adivinha o do Brasil?

Pelo quinto ano seguido, foi o pior entre 30 países com as maiores cargas tributárias do mundo. O nosso índice de retorno de bem-estar à sociedade é pior que o da Argentina, da Grécia e do Uruguai, por exemplo. Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos lideram esse ranking.

Mesmo com carga de impostos com o mesmo nível do Brasil, países como a Islândia e a Alemanha têm situação bem mais confortável porque aplicam muito melhor os recursos em benefício da população.

Ou seja, o Brasil é o que tem o pior sistema de serviços públicos de qualidade pelo que a população paga de impostos.

"O Brasil tem uma elevada carga tributária versus um baixo IDH. Ou seja, cobra muito da sua população e dá pouco em retorno de serviços públicos. Esta é a sensação. Saúde pública cada vez pior, educação, segurança pública, ou seja, o índice de criminalidade aumentando. Uma infraestrutura cada vez mais deficiente, inclusive essa infraestrutura deficiente impede que o país cresça e também aquela sensação de que o poder público ludibria, engana diariamente cada contribuinte, cada cidadão", aponta Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior do IBPT.

Cinco meses - O IBPT prevê que que os brasileiros dedicam, em média, 151 dias de trabalho ao ano para pagar impostos - o dobro do que era na década de 1970. Com isso, o último domingo, dia 31 de maio, marcou o "último dia de trabalho" de cada brasileiro para pagar impostos. Na Alemanha, os impostos consomem 139 dias de trabalho. Na Dinamarca, são 176 dias. "A diferença, no entanto, está na qualidade de vida oferecida nos países desenvolvidos, que superam em escala desproporcional a do Brasil", diz Olenike.

Fonte: https://www.ibpt.org.br/noticia/2172/Brasil-fica-no-ultimo-lugar-em-ranking-que-avalia-retorno-socia...

  • Sobre o autorAdvogado, Pesquisador e Entusiasta do Direito
  • Publicações248
  • Seguidores233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações670
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-fica-no-ultimo-lugar-em-ranking-que-avalia-retorno-social-de-impostos/194410693

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Enquanto não houver verdadeiro compromisso de nosso Congresso Nacional, para com os brasileiros, o que é difícil, porém não impossível, depende somente de nós, lutarmos por nossos direitos, porém, utilizando nossa única arma o voto, e não utilizá-lo como muitos fazem, (ser vendido por bagatela), o que infelizmente está arraigada na maioria da população menos educada e esclarecida. Podemos mudar sim, depende de nós!. continuar lendo

Meu caro, como escrevi em outro artigo, acredito que estou ficando pessimista. Eu não acredito que enquanto estivermos vivos a mudança ocorrerá.

Sobre a matéria, por favor entendam, apenas choveu no molhado, retratou o que já sentimos há tempo. Apesar da alta carga tributária ainda pagamos escola, convênio médico, seguros, alguns segurança privada para suas empresas, dentre outras. continuar lendo

Creio que isso, infelizmente, nunca irá mudar. Enquanto o brasileiro não tiver discernimento, adquirido através da educação, pode entrar um ou outro, que jamais seremos respeitados. Nos tratam como se fossemos idiotas e, na atual conjuntura, estão corretos. Se fossemos um país com um pingo de vergonha na cara, as coisas seriam bem diferente, mas, como pensamos apenas em nosso próprio umbigo, teremos que aguentar por séculos o que nossos políticos plantam para que nós colhamos. A tão falada reforma tributária nunca será votada e, logo chegará o dia que iremos trabalhar 12 meses para pagar nosso atual modelo governamental. continuar lendo

Parabens!
A verdade sempre será verdadel,pois a mentira falada várias vezes não é verdade! continuar lendo

Mas como? Não estamos sendo governados há doze pelo dito partido social dos trabalhadores, aquele que tinha como meta única, promover o bem social e nos dar a felicidade?
Esses índices tem que estar errados. não pode. continuar lendo